quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

É JESUS QUEM PERGUNTA : QUE BUSCAIS ?



QUE BUSCAIS ?

“E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais?” – (João, 1:38.)

A vida em si é conjunto divino de experiências.
Cada existência isolada oferece ao homem o proveito de novos conhecimentos. A aquisição de valores religiosos, entretanto, é a mais importante de todas, em virtude de constituir o movimento de iluminação definitiva da alma para Deus.
 Os homens, contudo, estendem a esse departamento divino a sua viciação de sentimentos, no jogo inferior dos interesses egoísticos.
Os templos de pedra estão cheios de promessas injustificáveis e de votos absurdos.
Muitos devotos entendem encontrar na Divina Providência uma força subornável, eivada de privilégios e preferências. 
Outros se socorrem do plano espiritual com o propósito de solucionar problemas mesquinhos.
Esquecem-se de que o Cristo ensinou e exemplificou.
A cruz do Calvário é símbolo vivo.
Quem deseja a liberdade precisa obedecer aos desígnios supremos.
Sem a compreensão de Jesus, no campo íntimo, associada aos atos de cada dia, a alma será sempre a prisioneira de inferiores preocupações.
Ninguém olvide a verdade de que o Cristo se encontra no umbral de todos os templos religiosos do mundo, perguntando, com interesse, aos que entram: “Que buscais?”

Do livro CAMINHO, VERDADE E VIDA (Nº22)- De : Chico Xavier - Pelo Espírito Emmanuel.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

BEM AVENTURADOS OS MANSOS, POIS HERDARÃO O REINO DA TERRA.



Bem aventurados os mansos, pois herdarão a Terra”.
O que queria Jesus ao dizer estas simples e tão profundas palavras?
Examinemos estas palavras e perceberemos quantos ensinamentos residem nelas.
O que seria “ser manso”?
Mansos, na acepção da palavra, quer dizer dócil, paciente, benevolente para com os erros dos irmãos que nos são tão próximos. Jesus não queria que fôssemos inertes na vida. Não queria que não fôssemos firmes nas nossas atitudes ou nas nossas palavras. Mansuetude não significa covardia.
Somente sendo mansos diante das dificuldades ou das vicissitudes a que estamos submetidos é que de fato teremos a vivência da fé.
Não adianta nos dizermos humildes e submissos aos desígnios de Deus e, no entanto, agirmos com superioridade, maledicência ou má vontade com quem nos rodeia, ou mesmo com os acontecimentos do dia a dia. Nisto reside a verdadeira fé: na mansuetude de nossas atitudes, de nossos atos, pois temos a certeza da justiça de Deus.
Diante de cada dificuldade, se nos mantivermos mansos, de coração puro, confiantes na justiça Divina, estaremos aptos a galgar os próximos passos para nossa melhoria. E assim, de passo em passo, alcançarmos a paz, a harmonia e sentirmos a presença de Deus em nós.
E depois então, após cumpridas todas as etapas que estamos passamos, teremos, como recompensa, a Terra. A Terra renovada, a Terra regenerada para a glória e o amor do Pai Criador.
Sejam mansos, como pediu Jesus. Orem com fervor por todos aqueles que são carentes do perdão de cada um de nós, pela incompreensão e pela ignorância, e por ainda serem escravos das trevas e de suas próprias imperfeições.
Aceitem, com fé, mas principalmente com amor, as incompreensões e a ignorância dos irmãos que tanto necessitam da Luz do Mestre. E sigam em paz.
Um irmão
(Mensagem recebida em 04/10/2010, pela Rosária, em uma de nossas reuniões.)



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014



E OLHAI POR VÓS

"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez e dos cuidados desta vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia." - Jesus. (LUCAS, 21:34.)

Em geral, o homem se interessa por tudo quanto diga respeito ao bem-estar imediato da existência física, descuidando-se da vida espiritual, a sobrecarregar sentimentos de vícios e inquietações de toda sorte. Enquanto lhe sobra tempo para comprar aflições no vasto noticiário dos planos inferiores da atividade terrena, nunca encontra oportunidade para escassos momentos de meditação elevada. 
Fixa com interesse as ondas destruidoras de ódio e treva que assolam nações, mas não vê,comumente, as sombras que o invadem. Vasculha os males do vizinho e distrai-se dos que lhe são próprios.
Não cuida senão de alimentar convenientemente o veículo físico, mergulhando-se no mar de fantasias ou encarcerando-se em laços terríveis de dor, que ele próprio cria, ao longo do caminho.
Depois de plasmar escuros fantasmas e de nutrir os próprios verdugos, clama, desesperado, por Jesus e seus mensageiros.
O Mestre, porém, não se descuida em tempo algum e, desde muito, recomendou vele cada um por si, na direção da espiritualidade superior.
Sabia o Senhor quanto é amargo o sofrimento de improviso e não nos faltou com o roteiro, antecedendo-nos a solicitação, há muitos séculos.
Retire-se cada um dos excessos na satisfação egoística, fuja ao relaxamento do dever, alije as inquietações mesquinhas - e estará preparado à sublime transformação.
Em verdade, a Terra não viverá indefinidamente, sem contas; contudo, cada aprendiz do Evangelho deve compreender que o instante da morte do corpo físico é dia de juízo no mundo de cada homem.

Do Livro : VINHA DE LUZ - Pelo Espírito Emmanuel e Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

QUERES MESMO SABER O QUE SOMOS ?

Bezerra convida à reflexão

A SUBLIME COROA

És um elo na formosa corrente da vida universal. Uma essência pura do Altíssimo, em vibração constante nos caminhos da eternidade.
Alguém, destinado a participação da vida, um elo, um liame, e na expressão exata, um filho de Deus, em aprimoramento na Grande Escola do Universo.
És alguém.
Alguém com a responsabilidade definida no sentido de crescer mais, alguém que caminha para um alto objetivo, para a meta gloriosa da vida verdadeira.
És alguém!
Um ser imortal, com condições precárias no momento, mas estabelecido em bases sólidas, porque eternas e provindas da ação paternal do Todo Sábio.
És Alguém!
Um filho de Deus, um raio de luz, uma energia como defines tua posição face a vida real, mas és individualmente alguém, que não poderá se exterminar, foco de vida permanente, em áureos caminhos para a conquista do bem supremo.
Formarás, um dia, na roda imensa da vida como uma imensa coroa de resplendente beleza, a receber os eflúvios divinos dos campos celestiais.
Não és, por certo, flor que enfeita e perece, pó que se ergue para tombar no anonimato, estrela candente...
És alguém, definido, personificado.
Possuis, agora, a Doutrina do Consolador, compreendes a vida e os mistérios, a vida e o seu porquê, estudas e praticas o ensino crístico, com amor.
Compenetrado da tua real grandeza, ciente de tua imortalidade, hás de caminhar no rumo do infinito, esquecendo as pompas, o supérfluo, o nada das ilusões, procurando o objetivo que te trouxe ao Mundo.
Não importam os sofrimentos, os obstáculos, os dias curtos da existência no planeta, as horas fugazes de consolo.
Guarda, portanto a tua fé, caminha desassombrado rumo às altiplanuras. Não há equívoco no teu pensar.
És alguém.
Alguém sim, destinado às culminâncias da luz.
Filho da Luz, aproveita então o momento solene de tua instrução na Terra, aperfeiçoa-te e cresce para a vida e depressa brilharás no infinito como ser glorioso, alguém, enfim!


Bezerra 

(Publicado em O BOLETIM – Informativo do Centro Espírita Bezerra de Menezes em Setembro de 2011)