sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A INDULGÊNCIA


Exaltemos a INDULGÊNCIA não apenas qual lâmpada que deve brilhar nos vizinhos, mas, acima de tudo, por luz viva que nos cabe trazer no coração, de maneira a clarear o próprio caminho.
Pensemos nisso, observando as dificuldades do próximo, como se as dificuldades do próximo, em verdade, nos pertencessem.
Viste o companheiro embriagado, na via pública, e, instado a prestar-lhe breve momento de apoio, desapareceste na esquina, desistindo conscientemente de auxiliá-lo.
Reflete, porém, nos suplícios da esposa digna que o suporta, incessantemente dentro de casa.
Percebeste as manifestações desagradáveis da irmã irrefletida e lhe atiraste em rosto reprovações e críticas, através de advertências amargas.
Recorda, no entanto, a luta do homem correto que a sustenta no lar, por mãe dos próprios filhos.
Registraste a presença do irmão obsidiado e fugiste à sorrelfa, temendo a obrigação de socorrê-lo, no espaço de algumas horas.
Medita, contudo, nos sacrifícios do coração materno que o carrega sem pausa.
Ouviste as lamentações do enfermo, a censurar-lhe gemidos e descontroles. Imagina, entretanto, como te comportarias se a doença que o verga te invadisse a esfera da própria carne.
Assinalaste as inibições do amigo que conversa de maneira infantilizada e abandonaste, intempestivamente, a palestra, negando-lhe mais alguns minutos de atenção cordial. Pensa, todavia, quão longo e doloroso te seria o sofrimento, se guardasses no cérebro semelhantes entraves.
Ninguém pode viver sem a indulgência dos outros, mas, para exercer com sinceridade a indulgência para com os outros, é necessário saibamos colocar-nos no lugar deles.

Emmanuel - da obra “Hoje” - por Francisco C. Xavier,



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

És alguém



A SUBLIME COROA

És um elo na formosa corrente da vida universal. Uma essência pura do Altíssimo, em vibração constante nos caminhos da eternidade.
Alguém, destinado a participação da vida, um elo, um liame, e na expressão exata, um filho de Deus, em aprimoramento na Grande Escola do Universo.
És alguém.
Alguém com a responsabilidade definida no sentido de crescer mais, alguém que caminha para um alto objetivo, para a meta gloriosa da vida verdadeira.
És alguém!
Um ser imortal, com condições precárias no momento, mas estabelecido em bases sólidas, porque eternas e provindas da ação paternal do Todo Sábio.
És Alguém!
Um filho de Deus, um raio de luz, uma energia como defines tua posição face a vida real, mas és individualmente alguém, que não poderá se exterminar, foco de vida permanente, em áureos caminhos para a conquista do bem supremo.
Formarás, um dia, na roda imensa da vida como uma imensa coroa de resplendente beleza, a receber os eflúvios divinos dos campos celestiais.
Não és, por certo, flor que enfeita e perece, pó que se ergue para tombar no anonimato, estrela candente...
És alguém, definido, personificado.
Possuis, agora, a Doutrina do Consolador, compreendes a vida e os mistérios, a vida e o seu porquê, estudas e praticas o ensino crístico, com amor.
Compenetrado da tua real grandeza, ciente de tua imortalidade, hás de caminhar no rumo do infinito, esquecendo as pompas, o supérfluo, o nada das ilusões, procurando o objetivo que te trouxe ao Mundo.
Não importam os sofrimentos, os obstáculos, os dias curtos da existência no planeta, as horas fugazes de consolo.
Guarda, portanto a tua fé, caminha desassombrado rumo às altiplanuras. Não há equívoco no teu pensar.
És alguém.
Alguém sim, destinado às culminâncias da luz.
Filho da Luz, aproveita então o momento solene de tua instrução na Terra, aperfeiçoa-te e cresce para a vida e depressa brilharás no infinito como ser glorioso, alguém, enfim!

Bezerra de Menezes

Publicado em O BOLETIM – Informativo do Centro Espírita Bezerra de Menezes em Setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CATÁSTROFES E TRAGÉDIAS HUMANAS



As tragédias humanas que vem ao conhecimento de vocês tem sua razão de ser, como vocês bem sabem.
A vontade do Pai sempre é feita independentemente da vontade pessoal de vocês.
Não temos como alcançar a Sabedoria Divina.
Então, de que forma podemos aproveitar tais acontecimentos para nossa evolução?
A solidariedade e a vontade de ajudar a tantos que sofrem as consequências destes acontecimentos é poderosa e capaz de invadir tantos corações bondosos, unindo-se em preces e com autêntico desejos de que a Terra evolua, para extirpar, definitivamente, tantas maldades e tantas tragédias.
É com este espírito de solidariedade, e por que não dizer espírito de amor, que vocês deverão se deixar levar em ondas superiores que envolverão a toda Humanidade.
Orem, queridos irmãos, pois aqui de longe, neste país tão abençoado, é o mínimo que podemos fazer por tantos irmãos sofredores. Orem, incessantemente, sempre, em benefício destas pobres criaturas, que precisaram, de forma tão drástica, expurgarem seus pecados neste mundo.
Um irmão
05set2011