segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

NECESSÁRIO ACORDAR


Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Cristo te
esclarecerá.” — Paulo. (EFÉSIOS, CAPÍTULO 5, VERSÍCULO 14.)

Grande número de adventícios (Adventício = que ou aquele que chega de fora, de outra localidade ou país; forasteiro, estrangeiro, ádvena) ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus.

Alguns encontram obscuridades nos textos, outros perseveram nas questiúnculas literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar-se na Terra.

Esses amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo, vitimas de paralisia das faculdades superiores.

Na maioria das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes; todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas de louvor, mas depressa relegadas ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender.

A criatura necessita indagar de si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidades se destina. Faz-se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer-se para senhorear o próprio caminho.

Grandes massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes.

Fala-se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo. Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormentes e semimortas até que despertem e se levantem, através do esforço pessoal, a fim de que o Cristo as esclareça.

Fonte : PAI NOSSO – De: Frencisco Cândido Xavier – Pelo Espírito Emmanuel.
Obs.: os grifos e esclarecimentos são nossos

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

DISTRAÇÃO ESPIRITUAL

Outra excelente palestra realizada na SCEE-Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas.
Recomendo assistirem com muita atenção, tendo em vista  a importância do assunto tratado.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

QUE BRILHE A TUA LUZ , com Dr. Humberto Souza Dutra

Mais uma excelente palestra feita na SCEE-Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. 
Imperdível . Recomendo a todos.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UM CONVITE A INTROSPECÇÃO






"Que fazeis de especial?" - Jesus.
  (MATEUS, 5:47.)


Iniciados na luz da Revelação Nova, os espiritistas cristãos possuem patrimônios de entendimento muito acima da compreensão normal dos homens encarnados.

Em verdade, sabem que a vida prossegue vitoriosa, além da morte;
que se encontram na escola temporária da Terra, em favor da iluminação espiritual que lhes é necessária;
que o corpo carnal é simples vestimenta a desgastar-se cada dia;
que os trabalhos e desgostos do mundo são recursos educativos;
que a dor é o estímulo às mais altas realizações;
que a nossa colheita futura se verificará, de acordo com a sementeira de agora;
que a luz do Senhor clarear-nos-á os caminhos,sempre que estivermos a serviço do bem;
que toda oportunidade de trabalho no presente é uma bênção dos Poderes Divinos;
que ninguém se acha na Crosta do Planeta em excursão de prazeres fáceis, mas, sim, em missão de aperfeiçoamento;
que a justiça não é uma ilusão e que a verdade surpreenderá toda a gente;
que a existência na esfera física é abençoada oficina de trabalho, resgate e redenção ;
e que os atos, palavras e pensamentos da criatura produzirão sempre os frutos que lhes dizem respeito, no campo infinito da vida.

Efetivamente, sabemos tudo isto.

Em face, pois, de tantos conhecimentos e informações dos planos mais altos, a beneficiarem nossos círculos felizes de trabalho espiritual, é justo ouçamos a interrogação do Divino Mestre:

- Que fazeis mais que os outros?


Do livro :VINHA DE LUZ - Francisco Cândido Xavier - Pelo Espírito EMMANUEL
Obs.: os grifos são nossos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

BEZERRA CONVIDA À TRANSFORMAÇÃO MORAL



EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA

Queridos amigos, que Jesus nos abençoe:

Já não vos digo amanhã, porque o dia começa na madrugada. Afirmo: agora, este é o momento de nossa transformação moral. Junto com as conquistas do conhecimento, somos chamados à aplicação da moral espírita. O mundo convulsionado de hoje, agoniza; e dos escombros que se apresentam como efeitos da iluminação, surge a esperança de um mundo mais feliz.

Aos depositários deste trabalho compete a tarefa de aplicar os tesouros da Doutrina Espírita na argamassa do progresso superior da Humanidade. Os desafios são perturbadores, as dificuldades parecem impedir a realização nobre, mas Jesus não nos oferece facilidades frente ao mundo e a César. As tarefas de grande porte, hoje, pertencem aos cristãos espíritas.
Provenientes de um passado conflitante, comprometemo-nos, novamente, a servir a Humanidade no álgido de sua evolução tecnológica, com os valores do Amor a Deus e ao próximo.

Se fosse solicitada uma diretriz para esse serviço, não a encontraríamos em outra regra que não fosse aquela de ouro, apresentada pelo Divino Mestre: “Amar a todos”; “Abençoar aos que nos perseguem e caluniam”; “Servir sem esperanças de receber retribuição”; ”Colocar, sobre os ombros a cruz da sublimação evangélica para deposi-tá-la no calvário da liberdade espiritual”.

Fostes convidados para lavrar a terra virgem do coração infantil. A criança e o jovem de hoje podem preservar a grandeza destes valores, sem o entorpecimento das paixões grosseiras que resultam da herança ancestral do primitivismo do próprio Espírito. Oferecer-lhes as técnicas de resistência para superar o mal, que reside em nós mesmos, é o ministério para o qual vos preparais com objetivo de futuro.

Permanecereis — ainda depois de sair do corpo —, viajando nessas mentes e corações que se chamam amanhã desde hoje, ampliando os horizontes felizes da Humanidade.
Não temais!
Tenhais coragem!
Servir à Doutrina Espírita é a honra que suplicaste viver na atual conjuntura reencarnacionista. 

Elegeste Jesus e será inevitável que sofreis as agressões do mundo enfermo e violento.
Jesus é Paz. O mundo é conflito.
Jesus é Luz. O mundo é sombra.
Jesus é Amor. O mundo é egoísmo.

Colocando o Amor acima dos interesses ególatras, transformai-vos em eternos mensageiros da esperança, derramando a luz da Verdade entre as sombras que perturbam as consciências humanas.

Ide, pois, heróis da Era Nova, erguendo o estandarte da paz, lutando com as armas da educação e do amor; educação que equilibra, que redescobre os valores da inteligência e do sentimento, e amor que fala ao infinito da perfeição.
Bezerra

Fonte: FRANCO, D. Pereira, DE BEZERRA DE MENEZES PARA VOCÊ, ( Mensagens Diversas pelo Espírito BEZERRA DE MENEZES) – p.51, Editora DIDIER, 2004, Guarulhos, SP

Publicado em O BOLETIM - Informativo do Centro Espírita Bezerra de Menezes ,na edição nº 650 de Jan/2012


Obs.: os grifos são nossos.