quarta-feira, 28 de maio de 2008

A PRESSA


Diz o velho ditado que “a pressa é inimiga da perfeição”. Em nome dela estamos deixando de lado coisas muito importantes que são o amor ao próximo, a educação, a amizade, o coleguismo, o companheirismo e muitas outras mais. E cada um de nós tem pelo menos um motivo para justificá-la, mas que no fundo estão ligados ao nosso egoismo, nossa pouca evolução.
Existe um tempo certo para tudo. Para dormir, para acordar, para se alimentar, para se deslocar para o trabalho, para a escola, para se divertir, para trabalhar pela nossa evolução, para ajudar nosso semelhante, etc.. Quando não nos planejamos corretamente, pronto, lá vem o primeiro motivo para a correria. E geralmente assim vai o dia todo. O pedestre por exemplo, não tem mais tempo para atravessar corretamente a rua e se arrisca de qualquer maneira; O motorista também, por seu lado, sob o pretexto de ganhar tempo, deixa de observar as normas de trânsito e comete as maiores loucuras. Por causa do nosso “atraso”, passamos por cima de situações que deveriam merecer mais nossa atenção, que vão desde um simples bom dia aos nossos familiares mais próximos, ao porteiro do prédio, ao desconhecido na calçada, ao motorista ou ao trocador do ônibus, aos nossos colegas de trabalho; Até não respeitar o direito do nosso semelhante numa fila de banco, no trânsito, no supermercado, e em muitas outras coisas que fazemos no nosso dia a dia. E se o assunto envolve então o lado financeiro, fica muito pior. Em nome do “dinheiro” estão sendo feitas coisas realmente absurdas. Parece que a disputa pelo dinheiro justifica qualquer atitude .
O egoismo está instalado. Cada um acha que deve fazer o que for preciso para realizar suas necessidades, como se o mundo fosse só dele. A cada dia corremos mais . Hoje, corremos mais que ontem. Amanhã correremos mais que hoje. Depois de amanhã correremos mais do que amanhã. Onde isso vai parar? Chegará num ponto onde não conseguiremos mais superar o dia de ontem. Como será a partir daí ?
Precisamos aprender a viver melhor a vida. A saborear melhor nosso dia a dia . A prestar mais atenção às coisas que estão a nossa volta. A vida é riquíssima em oportunidades e a cada passo que damos temos a condição de testar nossas qualidades morais, nossa evolução, e nos deparamos com situações que nos exigem tomadas de decisões que podem nos confirmar o aprendizado dos ensinamentos recebidos ou então nos dar a certeza de que ainda precisamos aprender muito mais. Diariamente , por exemplo, nossos caminhos se cruzam com o pessoas que tem algum tipo de necessidade . E eu não estou falando de dinheiro não. Falo de necessidade de atenção, de carinho, de compreensão, falo também de outros tipos de ajuda que para nós muitas vezes nada significam, mas que para muitos, pode ser a diferença entre a vida e a morte. Dar a mão a quem necessita é um ótimo exemplo de fraternidade e faz muito bem a ambos. “ Ninguém é tão pobre que não tenha nada a dar, e nem tão rico que não tenha nada a receber”.
A vida é muito curta , pode não parecer, e não podemos desperdiçar as oportunidades que ela nos oferece, senão, numa época em que nosso tempo nesta Terra estiver próximo do fim (ou mesmo terminado), podemos correr o risco de nos arrepender de tudo que deixamos de fazer, e então sem mais tempo para refazer nada, partir daqui cheios de dívidas, quem sabe até com mais do que tínhamos quando aqui chegamos. Aí então o que restará é um enorme vazio. E teremos assim a certeza de que falhamos, de que enterramos os “talentos” recebidos por DEUS, de que dilapidamos uma enorme fortuna recebida do nosso Criador (que é a vida nesta Terra), e aí lamentar o tempo e a oportunidade perdida, e pedir a DEUS que nos conceda nova oportunidade para consertarmos nossos erros e omissões .
Lembro-me neste momento dos versos da música EPITÁFIO, cantada pelo grupo musical Titãs que diz assim :

Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração
Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído

Tome conta da sua vida. Ela é sua responsabilidade. Use o seu LIVRE ARBÍTRIO em seu benefício, ele é um instrumento muito valioso com o qual DEUS nos equipou. Não ande DISTRAÍDO, para que o ACASO não precise te proteger. Conquiste sua proteção através da vigilância e da oração.
“O acaso é o pseudônimo que DEUS utiliza quando não quer assinar pessoalmente suas obras”.
Seja feliz e esteja sempre em paz.

Jclydes
28/05/08

Nenhum comentário: