quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CONSERTA-TE SEM DEMORA COM O TEU ADVERSÁRIO


Reconciliação com os adversários
5. Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão. - Digo-vos, em verdade, que daí não saireis, enquanto não houverdes pago o último ceitil. (S. MATEUS, cap. V, vv. 25 e 26.)


O sacrifício mais agradável a Deus
7. Se, portanto, quando fordes depor vossa oferenda no altar, vos lembrardes de que o vosso irmão tem qualquer coisa contra vós, - deixai a vossa dádiva junto ao altar e ide, antes, reconciliar-vos com o vosso irmão; depois, então, voltai a oferecê-la. - (S. MATEUS, cap. V, vv. 23 e 24.)



Reparemos que o senhor não nos recomenda pela melhor hora – que poderá não chegar – para o exercício do perdão.
O perdão não é para amanhã nem para depois; o perdão é para hoje...
Notemos, ainda, que o mestre JESUS preceitua que a iniciativa do perdão parta de nós e não daqueles que agredimos ou tenham nos agredido.
O que gostaríamos de destacar é que JESUS não se dirige especialmente a nenhum dos envolvidos na questão – nem a pretensa vitima nem ao suposto algoz, na trama infeliz que entre ambos se estabeleceu.
Ele se refere ao adversário, deixando-nos subentender que seremos mais culpados pela falta de indulgência do que propriamente pela ofensa em si...

Nenhum comentário: