quarta-feira, 10 de março de 2010

ENFERMIDADES (1) - continuação (3/6)

DOENÇAS ESPIRITUAIS E SUAS CAUSAS (3/6)
Dr. Nubor Orlando Facure


CLASSIFICAÇÃO DAS DOENÇAS ESPIRITUAIS

Considerando a fisiopatogenia das doenças espirituais, costumamos adotar o seguinte conjunto de diagnósticos:
1) Doenças espirituais auto-induzidas:
- Desequilíbrio vibratório
- Auto-obsessão

2 ) Doenças espirituais compartilhadas:
- Vampirismo
- Obsessão

3) Mediunismo

4) Doenças cármicas

DESEQUILÍBRIO VIBRATÓRIO

O perispírito é um corpo intermediário que permite ao espírito encarnado exercer suas ações sobre o corpo físico. Sua ligação é feita célula a célula atingindo a mais profunda intimidade dos átomos que constitui a matéria orgânica do corpo físico. Esta ligação se processa à custa das vibrações que cada um dos dois corpos, o físico e o espiritual possuem. Compreende-se então que este "ajuste" exige uma determinada sintonia vibratória. O perispírito não é prisioneiro das dimensões físicas do corpo de carne e pode manifestar suas ações além dos limites do corpo físico pela projeção dos seus fluidos. A sintonia e a irradiação do perispírito são dependentes unicamente das projeções mentais que o espírito elabora. Assim, a aparência e a relação entre o corpo físico e o corpo espiritual são dependentes exclusivamente do fluxo de idéias que construímos.
Devemos reconhecer que, de maneira geral, o ser humano ainda perde muito dos seus dias comprometido com a crítica aos semelhantes, o ódio, a maledicência, as exigências descabidas, a ociosidade, a cólera e o azedume entre tantas outras reclamações levianas contra a vida e contra todos. O orai e vigiai ainda está distante da nossa rotina e a tentação de enumerar os defeitos do próximo ainda é muito grande.
São estes os motivos que desajustam a sintonia entre o corpo físico e o perispírito. É esta desarmonia que desencadeia as costumeiras sensações de mal-estar, de "estafa" desproporcional, a fadiga sistemática, a dispnéia suspirosa onde o ar parece sempre faltar, os músculos que doem e parecem não aguentar o corpo. A enxaqueca que o médico não consegue eliminar, a digestão que nunca se acomoda e tantas outras manifestações tidas a conta de "doenças psicossomáticas". São tantos a procurarem os médicos, mas muito poucos a se dedicarem a uma reflexão sobre os prejuízos de suas mesquinhas atitudes.

A AUTO-OBSESSÃO

O pensamento é energia que constrói imagens que se consolidam em torno de nós desenhando um "campo de representações" de nossas idéias. À custa dos elementos absorvidos do "fluido cósmico universal", as idéias tomam formas, sustentadas pela intensidade com que pensamos no que esta idéia propõe. A matéria mental constrói em torno de nós uma "atmosfera psíquica" (psicosfera) onde estão representados os nossos desejos. Neste cenário estão os personagens que nos aprisionam o pensamento pelo amor ou pelo ódio, pela inveja ou pela cobiça, pela indiferença ou pela proteção que projetamos para os que queremos bem.
Da mesma forma, os medos, as angústias, as mágoas não resolvidas, as idéias fixas, o desejo de vingança, as opiniões cristalizadas, os objetos de sedução, o poder ou os títulos cobiçados, também se estruturam em "idéias-formas". A partir daí, seremos prisioneiros do próprio medo, dos fantasmas da nossa angústia, das imagens dos nossos adversários, da falsa ilusão dos prazeres terrenos ou do brilho ilusório das vaidades humanas.
A matéria mental produz a "imagem" ilusória que nos escraviza. Por capricho nosso, somos "obsidiados" pelos próprios desejos.
=====>>>>> CONTINUA<<<<<=====
Dr. Nubor Orlando Facure, médico neurologista, fundador e diretor do Instituto do Cérebro – R. Padre Vieira, 1093 – CEP 13015-301 – Campinas-SP – Telefone: (19)236 2383 – site: www.geosities.com/nubor_facure.
Fonte: Revista Espírita ALÉM DA VIDA, Nº 12

Colaboração: Fernanda Caldas C.Gonçalves

Nenhum comentário: