quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EVOLUÇÃO E HEREDITARIEDADE


Evolução e hereditariedade

Em dia com o Espiritismo

Marta Antunes Moura
Para os conhecidos filósofos Hebert Spencer (1820-1903) e Henri Bergson (1859-1941), evolução é processo de desenvolvimento progressivo, biológico e espiritual da Natureza, no qual os seres vivos e os inanimados se aperfeiçoam.
Para a Biologia, significa a ocorrência de variação e adaptação das populações dos seres, assim como o surgimento de novas espécies a partir de outra preexistente.
A teoria da evolução especifica que todas as espécies vegetais e animais, inclusive o homem, existem em função de mudanças ocorridas nas características hereditárias das gerações anteriores.
Sintonizado com essa linha de ideias, Kardec conclui a respeito da evolução dos animais: “Compreende-se então que os animais de organização complexa não sejam mais do que uma transformação ou, em outras palavras, um desenvolvimento gradual [...] da espécie imediatamente inferior [...]”.1
Nos tempos modernos, os cientistas preferem utilizar as expressões macroevolução e microevolução, do que evolução, simplesmente.
Macroevolução ou Teoria Geral da Evolução – também conhecida como “darwinismo”, teoria evolutiva popularizada por Charles Darwin (1809-1882), no século XIX –, indica mudanças genéticas que ocorrem em larga escala, durante um longo período de tempo.
Segundo a teoria, todas as formas de vida atuais se  desenvolveram durante milhares de anos a partir de um ancestral comum. O Espírito André Luiz acrescenta: “O corpo terreno é também um patrimônio herdado há milênios e que a Humanidade vem aperfei çoando, através dos séculos”.2
Em outro momento, André Luiz destaca que o processo evolutivo é bem mais amplo do que se supõe, inicialmente: [...] o corpo espiritual que modela o corpo físico e o corpo físico que representa o corpo espiritual constituem a obra de séculos numerosos, pacientemente elaborada em duas esferas diferentes da vida, a se retomarem no berço e no túmulo com a orientação dos Instrutores Divinos que supervisionam a evolução terrestre. [...] Propomo-nos [...] salientar que a lei da evolução prevalece para todos os seres do Universo, tanto quanto os princípios cosmocinéticos, que determinam o equilíbrio dos astros, são, na origem, os mesmos que regulam a vida orgânica, na estrutura e movimento dos átomos.
O veículo do Espírito, além do sepulcro, no plano extrafísico ou quando reconstituído no berço, é a soma de experiências infinitamente repetidas, avançando vagarosamente da obscuridade para a luz. Nele, situamos a individualidade espiritual, que se vale das vidas menores para afirmar-se, das vidas menores que lhe prestam serviço, dela recolhendo preciosa cooperação para  crescerem a seu turno, conforme os inelutáveis objetivos do progresso.3
A Microevolução, ou Teoria Especial da Evolução, descreve mudanças menores, limitadas, dentro de uma mesma espécie ou tipo, vegetal ou animal. É o que se percebe nos cães, por exemplo, cujas diferentes características distinguem uma raça da outra.
As plantas medicinais fornecem maiores evidências da microevolução porque, nelas, o princípio de cura é uma especialização. Há plantas medicinais indicadas para um único tipo de enfermidade, outras são prescritas para diferentes doenças. E mais: há vegetais em que se utiliza a casca como medicamento específico, em quanto outras partes, da mesma planta (flores, folhas ou raízes), servem a outros fins terapêuticos.
No livro Nosso Lar há o relato de cura fitoterápica adequadamente utilizada por uma benfeitora: Narcisa manipulou, em poucos instantes, certa substância com as emanações do eucalipto e da mangueira e, durante a noite, aplicamos o remédio ao enfermo, através da respiração comum e da absorção pelos poros.4 Independentemente de como se manifesta o processo evolutivo, um fato é incontestável: a espécie deve estar totalmente adaptada ao meio ambiente.
Em essência, este é o mecanismo biológico que permite aos cactos sobreviverem no deserto; ao flamingo rosa mergulhar a cabeça no lodo para alimentar-se; ao beija-flor ter bicos alongados para coletar o néctar das flores tubulosas etc. A hereditariedade é mecanismo biológico intimamente relacionado à evolução.
Trata-se de processo de transmissão de caracteres genéticos de uma geração para outra.
No homem, as células reprodutoras transferem esses caracteres durante a fecundação, definindo, assim, o conjunto de genes que cada indivíduo terá em uma reencarnação.
Os genes (ou marcadores genéticos) são unidades de informação que ocupam locais específicos no cromossomo da célula. Cromossomo (ou cromossoma), por sua vez, é uma longa sequência da molécula de DNA (em inglês: deoxyribonucleic acid) ou ADN (em português, ácido desoxirribonucleico) que realiza funções especializadas nas células de todos os seres vivos.
Para a Ciência, os cromossomos e o DNA são estruturas exclusivamente físicas, ainda que a última seja simbolicamente denominada “código da vida”. A orientação espírita, porém, é mais completa, quando diz: Os cromossomas, estruturados em grânulos infinitesimais de natureza  fisiopsicossomática, partilham do corpo físico pelo núcleo da célula em que se mantêm e  do corpo espiritual pelo citoplasma em que se implantam.5 (Grifo nosso.)
Cada gene fornece um único tipo de informação (cor dos olhos, grupo sanguíneo, cabelo liso ou encaracolado etc.) que é transmitida aos descendentes, segundo as leis da hereditariedade. A soma dessas informações constitui o  genótipo individual, que é único em cada pessoa. É preciso destacar, contudo, que o automatismo biológico relacionado à formação do genótipo é desencadeado pela mente do reencarnante, de acordo com o nível evolutivo em que o Espírito se encontra, como assinala Clarêncio, ministro da colônia espiritual Nosso Lar: “[...] No círculo de matéria densa, sofre a alma encarnada os efeitos da herança recolhida dos pais, entretanto, na essência, a lei da herança funciona invariavelmente do indivíduo para ele mesmo.[...]”6
Complementa esta informação o Benfeitor Alexandre, destacada personagem descrita no livro Missionários da Luz: [...] O organismo dos nascituros, em sua expressão mais densa, provém dos pais, que lhes entretêm a vida [...] todavia, em semelhante  imperativo das leis divinas para o serviço de reprodução das formas, não devemos ver a subversão dos princípios de liberdade espiritual, imanente na ordem da Criação Infinita. Por isso mesmo, a criatura terrena herda tendências e não qualidades. As primeiras cercam o homem que renasce, desde os primeiros dias de luta, não só em seu corpo transitório,mas também no ambiente geral a que foi chamado a viver, aprimorando-se; as segundas resultam do labor individual da alma encarnada, na defesa, educação e aperfeiçoamento de si mesma nos círculos benditos da experiência. [...]7
Nessas condições, o genótipo de uma pessoa é sempre o mesmo, da fecundação à desencarnação. Entretanto, a sua expressão ou visualização biológica, conhecida como fenótipo, sofre influências do meio ambiente. Por definição, fenótipo é o conjunto das características físicas, morfológicas e fisiológicas visíveis em um organismo, humano, animal, vegetal ou microbiano. Enquanto as informações genéticas são sempre as mesmas, as características fenotípicas modificam-se. Por exemplo: se uma pessoa com gene para pele branca é submetida a contínuas exposições solares ficará com a pele escurecida, uma vez que a produção do pigmento melanina foi ativada.
Sendo assim, o genótipo dessa pessoa será sempre o mesmo: pele clara. O que altera é apenas o seu fenótipo, o que é visível e perceptível. Em suma, os caracteres genéticos hereditários estão submetidos à evolução geral das espécies, e à do Espírito, em particular. Clarêncio resume, em poucas palavras, o processo evolução–hereditariedade do ser humano: – O psicossoma ou  o perispírito da definição espírita não é idêntico de maneira absoluta em todos nós, assim como, na realidade, não existem dois corpos físicos totalmente iguais. Cada criatura vive num carro celular diferente, apesar das peças semelhantes, impostas pelas leis das formas. [...] Detemos tão-somente o que seja exclusivamente nosso ou aquilo que buscamos. Renascemos na Terra, junto daqueles que se afinam com o nosso modo de ser.[...] – A hereditariedade é dirigida por princípios de natureza espiritual. Se os filhos encontram os pais de que precisam, os pais recebem da vida os filhos que procuram.
   
1 KARDEC, Allan. A gênese. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro:
FEB, 2009. Cap. 10, item 25, p. 256.
2 XAVIER, Francisco C. Missionários da luz.
Pelo Espírito André Luiz. 43. ed. 1. reimp.
Rio de Janeiro: FEB, 2009. Cap. 13, p. 280.
3 XAVIER, Francisco C.; VIEIRA, Waldo. Evolução em dois mundos.
Pelo Espírito André Luiz. 25. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro:
FEB, 2009. P. 1, cap. 4, item Evolução e princípios cosmocinéticos, p. 48.
4 XAVIER, Francisco C. Nosso lar. Pelo Espírito André Luiz. 60. ed. 1. reimp.
Rio de Janeiro: FEB, 2008. Cap. 50, p. 333.
5 XAVIER, Francisco C.; VIEIRA, Waldo. 
Evolução em dois mundos.
Op cit., P. 1, cap. 6, item Concentrações fluídico-magnéticas, p. 62.
6 XAVIER, Francisco C. Entre a terra e o céu. Pelo Espírito André Luiz. 25. ed. 1. reimp.
Rio de Janeiro: FEB, 2008. Cap. 12, p. 98-99. 7 
XAVIER, Francisco C. 
Missionários da luz. Op. cit., p. 277.
7XAVIER, Francisco C. Missionários da luz. Op. cit., p. 277.

Colaboração: Renato Marcenal

Nenhum comentário: