quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS




"O reino dos céus é comparado a dez virgens (1) que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.
Cinco dentre elas eram néscias(2), e cinco, prudentes(3) .
As néscias, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas.
Tardando a chegar o noivo, toscanejaram todas e adormeceram. À meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saiam todas ao seu encontro (4).
Então elas se levantaram a fim de preparar as suas lâmpadas.
E disseram as néscias às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
As prudentes, porém, responderam: Talvez não haja o bastante para nós e para vós.Ide, pois, aos que o vendem, e comprai o que haveis mister (5).
E enquanto elas foram comprá-lo (6), veio o noivo; e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta(6).
Depois vieram as outras virgens e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço (7).
Portanto, vigiais, porque não sabeis nem o dia , nem a hora." (Mat., 25:1-13)


As dez virgens (1), nesta parábola, simbolizam aquelas criaturas que procuram resguardar-se das corrupções do mundo.
Mas, há virgens e virgens.
As cinco néscias(2) representam os que se preocupam apenas em fugir ao pecado. Passam a vida impondo-se severa disciplina, evitando tudo aquilo que os possa macular, certos de que isso seja o bastante para assegurar-hes um lugarzinho no reino de Deus. Esquecem-se, todavia, de que a pureza sem o complemento da bondade é qual uma candeia mal provida, quê, no meio da noite, não da mais luz, deixando seus portadores mergulhados na mais densa escuridão.
Já as virgens prudentes (3) retratam os que, além dos cuidados que tomam para se manterem incorruptíveis, tratam também de prover-se do azeite, isto é, das virtudes ativas, que se manifestam em boas obras em favor do próximo. E, com a posse do precioso combustível, que se converte em luz, garantem a iluminação de seus passos no caminho que os há-de conduzir à realização espiritual, à união com o Cristo.
A chegada do noivo (4) , como facilmente se deduz, é a era de paz, alegria e felicidade que a Terra desfrutará num futuro próximo, quando, após sofrer grandes transformações, será devidamente expurgada para tornar-se a morada de espíritos de boa vontade, que aqui implantarão uma nova civilização, verdadeiramente cristã, baseada no Amor e na Fraternidade Universal.
A recusa das virgens prudentes em darem do seu azeite as virgens néscias (5), significa claramente que as virtudes são intransferíveis, devendo cada qual cultivá-las com seus recursos pessoais.
E' preciso, portanto, 'Vigiar", ou seja, trabalhar com afinco e sem esmorecimento pelo próprio aperfeiçoamento, para que mereçamos participar dessa nova fase evolutiva do orbe terráqueo.
Se descurarmos desse dever (6), deixando para a última hora as diligências desta ordem, ou imaginando, idiotamente, que outrem, os profissionais da religião, possam suprir nossas deficiências espirituais, sem qualquer esforço de nossa parte, sucederá que, no momento critico, ver-nos-emos desprovidos do "azeite" de que fala a parábola, e, enquanto o formos procurar com os "mercadores", o ciclo se fechará, surpreendendo-nos de fora, o que equivale a dizer, relegados a planos inferiores, onde haverá "choro e ranger de dentes."
Então, será inútil clamar: "Senhor, Senhor, abre-nos a porta", porque o Cristo nos responderá: "Não vos conheço."
Nem poderia ser de outra forma (7), porquanto data de dois mil anos esta advertência evangélica: "Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! Entrarão no reino dos céus; apenas entrará aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."

Obs.: os grifos são nossos

Do livro : Parábolas Evangélicas à luz do Espiritismo - De Rodolfo Calligaris - FEB 1963

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece-me que a interpretação da Parábola não poderia ser mais simples, profunda e atual.
Temos recebido uma enorme quantidade de avisos, chegados de vários lugares, que nos conclamam à atividade espiritual.
Temos as ferramentas de que precisamos para nossa reforma.
Resta-me perguntar: Somos virgens néscias ou prudentes?

Rosária Cid